sábado, 22 de outubro de 2011

Quanto tempo dedicar ao treino

Hoje perguntaram-me quanto tempo se deve dedicar ao treino, quando este é feito em casa. Consoante os objectivos que se quer alcançar a duração de um treino pode facilmente variar entre 30 minutos e 1 hora. Vou tentar ser sintético e dar exemplos gerais.
No caso em que o objectivo é:

emagrecer - dedicava todos os dias 20 minutos para a cardio (corrida, saltar à corda, treinos intensivos), 10 minutos de abdominais (para a semana irei postar um vídeo que permite treinar os abdominais em menos de 10 minutos), umas flexões e agachamentos para finalizar (3 séries para cada exercício).

tonificar - concentrar-se principalmente em exercícios de cardio intensivo, cerca de 15 minutos (esquecer as longas corridas), fazer três exercícios (flexões, agachamentos, halteres, abdominais ou outros) para fortificar o corpo (apostar em 3 séries com grandes repetições, ex: 20 repetições, 18 repetições e 16 repetições) 

hipertrofia - pôr de lado a cardio (ou diminuir para 10 minutos de cárdio intensiva), abdominais, e fazer séries com repetições mais curtas (ex: 12 repetições, 10 repetições, 8 repetições, 8 repetições). Devem chegar ao fim dessas repetições sem força para mais. 

Podem consultar alguns exercícios no meu canal do youtube.

O que acabei de definir aqui são exemplos gerais. Não são para seguir a letra, servem apenas de ponto de partida. 

Resposta: para quem começou recentemente a praticar exercício físico aconselho 30 minutos por dia (ou dia sim dia não). Caso contrário, e se tiver as condições e tempo para tal, um bom treino de uma hora faz milagres, desde que seja bem planeado. 



Poderão encontrar exercícios para abdominais aqui.


Bom treino e até à próxima!

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