segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O melhor treino do mundo

Estas semanas estive  a ver alguns fórums sobre musculação. Vi primeiro os que se destinavam às pessoas que treinam no ginásio e depois dirigi a minha atenção para os que treinam em casa. Tanto o primeiro como o segundo têm a mesma dúvida: Qual é o melhor treino?
Esta dúvida aplica-se a todos os músculos do corpo, vai desde o peito ao rabo, passando pelos abdominais. Cada um dava a sua opinião sobre o assunto: 
"Tens de pegar em muito peso senão não vais lá"
"Abdominais? Quanto mais melhor. Eu FAZIA abdominais todos os dias" (deve-se ter cansado)
"O supino é que é bom para o peito, flexões não dá nada. Demasiado fácil" etc.
Havia, no entanto, outros conselhos mais sensatos:
"Treinar o mesmo músculo com muita intensidade, todos os dias, não é aconselhado"
"há mais para além do supino"
"nunca terás six-packs se tiveres gordura nessa zona, deves primeiro concentrar-te em exercícios de cárdio" etc.
A verdade, infelizmente, é que não existe tal coisa do melhor treino do mundo. A chave para um bom treino é simplesmente treinar com regularidade e tentar sempre desafiar o corpo. 
Nunca se deve seguir um programa feito por outra pessoa, porque esse programa foi feito tendo em conta as suas necessidades. Pode muito bem funcionar para o fulano que o inventou e não ter grandes resultados noutra pessoa. Para quem não tem qualquer tipo de experiência em musculação aconselho a começar com exercícios simples de executar, mas eficazes (flexões, elevações, crunch etc.). Há cerca de 3 anos que não faço mais nada a não ser os exercícios que tenho vindo a demonstrar no meu blogue. Adiciono uns exercícios, tiro outros... São preciso anos para conhecer o corpo suficientemente bem, para saber o que resulta e o que não resulta. É preciso errar, experimentar... e mesmo assim haverá sempre algo para mudar.
Tento variar sempre a intensidade dos meus treinos, mudar o número de repetições, arranjar novas posições, como já referi em artigos anteriores. Não se deve nunca entrar numa rotina, é mau para praticante porque fica sem vontade de treinar e para o corpo uma vez que se habitua ao treino deixando de haver resultados.
A única pessoa que sabe qual é o melhor treino do mundo és TU! 
Uma coisa está certa, se treinares com regularidade terás sempre resultados.


Mas não estou a falar deste tipo de actividade...














Bom treino e até a próxima. 



Sem comentários:

Enviar um comentário