sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O mito dos six-packs em 6 minutos

Todos nós já tivemos, pelo menos uma vez, a ideia de procurar no youtube dicas, informações ou exercícios que divulgassem a "fórmula" capaz de transformar uma barriga flácida nuns six-packs duros como o aço, isso tudo em menos de 10 minutos. O resultado da minha pesquisa deu num número incalculável de vídeos que gabavam os resultados dos seus exercícios, alimentos ou máquinas. Todos eles ofereciam resultados milagrosos com pouco ou nenhum esforço e num tempo muito reduzido, para não dizer ridículo.
Existem três factos desconhecidos do grande público e que pretendo esclarecer neste post.
Facto nº1: É impossível perder barriga com a prática exclusiva de abdominais. Os abdominais não permitem eliminar a gordura localizada nessa zona, este facto também se aplica a qualquer outra parte do corpo uma vez que é impossível perder gordura localizada.
Facto nº2:  É impossível definir a parede abdominal se existe gordura localizada nessa zona.
Facto nº3: Ter abdominais definidos não significa necessariamente possuir força e resistência nessa zona. Exemplo: Posso muito bem ter uma "barriguinha" e conseguir fazer abdominais dragon flag, da mesma forma que posso ser "magrinho" e consequentemente ter os abdominais mais salientes sem no entanto conseguir fazer 50 abdominais seguidos.
Quais são os passos a seguir para conseguir uns six-packs?
É preciso ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios que ajudam a reduzir a massa gordurosa e a tonificar o corpo. Mais uma vez torna-se difícil para mim indicar uma rotina sem conhecer os objectivos da pessoa em questão, o seu peso, a sua altura ou condição física.
Quem estiver 10kg acima do peso ideal (varia consoante a altura e o sexo) deve primeiro perder esse peso antes de poder pensar nos exercícios mais adequados para desenvolver os seus abdominais. Recomendaria para isso 30 a 45 minutos de cardio seguidos por 2 a 3 exercícios físicos.
Quem estiver abaixo do peso estipulado mais acima pode reduzir o tempo de cardio para 20 minutos e concentrar-se mais nos exercícios físicos.
Bom treino e até a próxima             

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