segunda-feira, 10 de Setembro de 2012

Treinar bíceps, trapézios e ombros em casa


Numa ida à casa dos meus pais encontrei um ferro velho que me deu uma ideia para alargar o meu treino em casa. Juntei-lhe um saco feito pela mãe da minha namorada e passei a ter um equipamento que me permite treinar trapézios bíceps e ombros, com uma carga que pode atingir os 50 kg.

Aqui fica uma imagem dos materiais utilizados. São, de facto, simples mas extremamente eficazes.



Aqui fica o vídeo que ilustra alguns exercícios que este permite realizar, no primeiro exercício testei o saco com a totalidade do peso que tinha em casa, isto é, 50 kg.



A mensagem que quero transmitir neste post é que qualquer pessoa, com um pouco de imaginação e vontade, pode tirar partido daquilo que o rodeia e manter-se em forma.

KEEP IT SIMPLE

Bom treino e até a próxima!


quinta-feira, 19 de Julho de 2012

Treinar ao ar livre


Antes de mais, peço desculpa por não ter colocado nenhum vídeo nem publicado nada no blog. Tenho andado ocupado com outras coisas mas decidi aproveitar a minha estadia em Londres para fazer um vídeo sobre treinos ao ar livre (Regent’s Park). Segue-se uma pequena compilação dos treinos que tenho feito nos últimos meses. Espero que gostem.



Bom treino e até a próxima!

domingo, 18 de Dezembro de 2011

Treinar pernas em casa (Vídeo)

Recebi alguns e-mails a pedir-me exemplos de exercícios para pernas que se podem fazer em casa. Não é tão fácil treinar pernas porque não são muitos os exercícios que se podem realizar em casa. Os que eu mostro no vídeo abaixo são, na minha opinião, os melhores para quem treina em casa (mas existem outros). No primeiro exercício faço 3 vezes o mesmo exercício (a primeira repetição sem peso, a segunda com halteres e a última com mochila onde coloquei previamente pesos caseiros) para mostrar diversas formas de intensificar o treino. Por fim, o último exercício dedica-se inteiramente aos gémeos, coloquei livros por baixo dos pés mas há diversas formas de realizar o exercício (escadas por exemplo).
Gostaria apenas de deixar duas coisas bem claras:
1) Quem tiver qualquer tipo de lesão deve consultar o seu médico antes de realizar exercícios que podem ser mais prejudiciais do que benéficos. 
2) Quando se faz agachamentos, o joelho da frente nunca deve passar a ponta dos pés:



Bom treino e até a próxima!


quarta-feira, 14 de Dezembro de 2011

Desafiar as leis da física (vídeo)

Damien Walters, é stuntman (duplo para filmes de ação), professor de ginástica e praticante de parkour. Neste vídeo o atleta realiza diversas acrobacias que me deixaram literalmente de boca aberta. Como já referi no último post sobre Parkour, não é algo que me interesse particularmente, mas admiro o atleta capaz de superar os limites da razão, um feito alcançado com muito treino, determinação e IMAGINAÇÃO.



domingo, 11 de Dezembro de 2011

Treinar peito em casa (vídeo)

Passei algum tempo sem dizer nada (estou sobrecarregado de trabalho). No entanto, vou tentar começar a publicar vídeos pelo menos uma vez por semana. Já me pediram várias vezes para fazer um vídeo dedicado às pernas, pelo que, em princípio, será este o próximo vídeo publicado.

No vídeo abaixo mostro um dos treinos de peito que faço diariamente (sem peso). Não indico o número de séries nem repetições para cada exercício porque varia consoante a capacidade física de cada um. Este treino não deve ser seguido à letra, eu próprio não o faço. Estou sempre a acrescentar/tirar coisas, tentando sempre encontrar desafios. Espero que sirva para despertar a vontade de treinar a alguns ou que complete o treino de outros.
Bom treino!



segunda-feira, 5 de Dezembro de 2011

Homem de 60 anos com corpo de 20 (Vídeo)

O homem que segue no vídeo abaixo tem 60 anos e há anos que executa os mesmos exercícios (trações na barra, dips, flexões). São os exercícios mais básicos que se podem fazer mas, tal como tenho vindo a dizer no blogue, são também os mais eficazes.



Bom treino e até a próxima!

terça-feira, 25 de Outubro de 2011

Desenvolver costas e ombros (fotos)

Este post pretende responder a uma pergunta colocada por um jovem seguidor do meu canal. Antes de mais, fica aqui o meu e-mail: treinoemcasa@gmail.com. Posso demorar alguns dias a responder mas acabo sempre por responder. 
Existe toda uma série de exercícios, possíveis de realizar em casa, para desenvolver as costas e os ombros. ´Mas vou passar diretamente para os melhores e que darão resultados tremendos em cerca de 5 meses.
A barra de tracção é sem dúvida alguma a ferramenta ideal para quem queira "alargar". Não precisa de comprar uma, qualquer sítio pode servir para esse efeito. Tenho a certeza que se não tiver onde se "pendurar" em casa, terá com certeza uma multitude de locais onde o fazer.

Há vários exercícios que podem ser realizados com uma barra de tracção, mas vou recomendar três para manter o treino simples mas eficiente:

1) Tracção na barra com as mãos afastadas com elevação à frente

2) Tracção na barra com as mãos afastadas com elevação à nuca

3) Tracção na barra com as mãos em supinação

Nota: estes exercícios desenvolvem também os biceps, os triceps, antebraços e abdominais (quer seja de forma direta ou indireta).

No que diz respeito aos ombros, além de todos exercícios possíveis de realizar com halteres (não irei falar destes porque vêm descritos no manual quando se compra halteres), aconselho um dos meus vídeos aqui.
Não são exercícios diretamente ligados aos ombros mas dão para desenvolver bem os ombros, sobretudo o primeiro e quarto exercícios ilustrados no vídeo.
Tenho ainda outro exercício ilustrado neste vídeo, é logo o primeiro exercício que aparece no vídeo mas requer alguma preparação física. 
Gostaria finalmente de salientar que um treino deve ser abranger o corpo na sua totalidade e não uns músculos localizados. 

Bom treino e até à próxima!